EDUCAÇÃO REMOTA

Salvador, 29 de abril de 2020

Srs. Pais e/ou Responsáveis.

 

Segundo Cipriano Luckesi “O ato de avaliar, devido a estar a serviço da obtenção do melhor resultado possível, antes de tudo, implica a disposição de acolher a realidade como ela é” (LUCKESI, 2005). Isso significa a possibilidade de tomar uma situação da forma como se apresenta.

Estamos a mais de um mês usando a Educação a distância, “EAD e remota”, denominação dada a modalidade de ensino que estamos utilizando em caráter emergencial, avaliando e reavaliando, adequando a parâmetros desejados por nós e pelo CEE.

Algumas dificuldades se impõem e para que tenhamos um termômetro e possa melhorar a qualidade da educação e ações pedagógicas, a avaliação diagnóstica se torna imprescindível uma vez que se constitui como prática reflexiva do processo ensino e aprendizagem.

Nesse sentido, pensar em avaliação nesse contexto escolar significa pensar em tomada de decisões dirigidas a melhorar o ensino e, consequentemente, a aprendizagem dos nossos alunos.

Luckesi (2005) destaca que o papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando.

Na avaliação diagnóstica não se julga nem se classifica, mas, se diagnostica e se intervém em favor da melhoria dos resultados do desempenho dos educandos.

A partir do cenário de pandemia e  dessas reflexões e do entendimento de que uma prática educativa centrada na construção do conhecimento, por parte do aluno,   na interdependência do processo ensino e aprendizagem, que segundo Demo (2004), a aprendizagem é “dinâmica reconstrutiva” ocorre de dentro para fora, e que não é a realidade externa que simplesmente se impõe ao sujeito, mas é ele que, no processo de aprendizagem atua de modo reconstrutivo, interpretativo ou hermenêutico.

Conforme o Conselho Estadual da Educação, “Parecer CEE No 53/2020” e o exposto acima, realizaremos avaliação diagnóstica com os nossos alunos.

 

Atenciosamente,

À direção